Blogs da familia


Instalar mais que uma antena parabólica em casa para servir a vários receptores que precisam de sinal do mesmo satélite pode ser uma dor de cabeça por falta de espaço não é mesmo.
Em pequenos edifícios ou condomínios também pode ser complicado se conseguir espaço nos dutos de passagem de cabos.
Mas esta dor de cabeça tem solução e fácil de se resolver.
A solução é uma chave chamada MultiSwitch, que, configurada da maneira correta vai ser a salvação da sua lavoura.
Quando você compra uma chave MultiSwitch ela tem entradas e saídas de sinal, no nosso exemplo vamos falar sobre uma chave com três entradas, duas para satélite e uma para antena terrestre.
Como geralmente se usa LNBF Universal no Brasil, onde se convivem baixa frequência, com TPs entre 10.7GHz e 11.7GHz, e alta frequência, com TPS entre 11.7GHz e 12.75GHz, o macete de se fazer a diseqc funcionar para todos os receptores está no seguinte fato.
Se fosse apenas um LNBF simples ligado na chave Switch, ou seja, um LNBF com apenas uma saída, depois que o primeiro receptor fosse ligado, se ele captasse um canal que estivesse numa TP com frequência baixa, entre 10.7GHz e 11.7GHz, qualquer um dos outros receptores, que se ligasse depois e tentassem captar um canal que estiver na frequência alta, entre 11.7GHz e 12.75GHz, não vai conseguir,
Isto por que o LNBF Univesal é na realidade dois em um, e cada uma dessas faixas de frequência é independente, enquanto se esta usando uma faixa de frequencia na porta do LNBF, não se pode usar a outra faixa.
Por isto a solução com a chave MultiSwitch para um só satélite é usar o LNBF Duplo e configurar da seguinte maneira:
Na dupla antena e multiswitch:
- Os dois cabos que sairão dos LNBs deverão ser ligados na chave Switch, a chave pode ficar próxima à antena ou mesmo mais próxima de onde você vai ligar os receptores, dependendo da disponibilidade de passar cabos ou mesmo economia do total de cabos que você terá que instalar.
- Aproveite e ligue também o cabo de antena terrestre na chave MultiSwitch, se você fizer isto para cada saída de sinal da chave MultiSwitch que você precisar usar a antena terrestre vai precisar de usar uma chave diplexer, Na dupla receptor e televisão:
- Citar dois satélites no seu receptor, exemplo:
- Satélite 1: AMAZONAS 1, terá apenas TPS de baixa frequência, ou seja, com frequência entre 10.7GHz e 11.7GHz, e será ligado à entrada LNB A.
- Satélite 2: Amazonas 2, terá apenas TPs de alta frequência, ou seja, com frequência entre 11.7GHz e 12.75GHz e será ligado à entrada LNB B.
- Configurar no receptor que cada satélite criado está ligado numa diseqc do tipo MultiSwitch.
- Se vai usar antena terrestre, é ligar o cabo que vem do MultiSwtich primeiro na chave diplexer e depois no receptor e na televisão, de acordo com a saída da chave diplexer.
Pronto, agora é só fazer a busca cega no receptor para cada um dos satélites e depois organizar os canais em favoritos, e mandar buscar os canais terrestres na televisão.

Postar um comentário

 
Top