Blogs da familia


Como não ouvir o nome do canal e não sentir aquela sensação ótima que é a nostalgia? Pois é. O Fox Kids marcou a juventude de muitos brasileiros, e sempre ficará em nossa memória, tanto para a alegria quanto para a frustração.

 

A Fox Kids foi primeiramente um bloco chamado Disney Afternoon, dentro do canal Fox Television, no início da década de noventa. Posteriormente tornou-se um canal independente de enorme sucesso em toda a sua existência. No Brasil manteve-se na década de noventa entre os canais mais assistidos. 

A origem

O canal de desenhos da Fox teve origem quando a empresa resolveu se aproximar da Disney, obtendo os direitos e exclusividade para transmitir diversos desenhos. O primeiro desses desenhos foi Duck Tales,  os caçadores de aventuras, que fez muito sucesso por aqui. E foi graças a esse desenho que a Fox acabou resolvendo criar um canal próprio, tudo porque a Disney fez o mesmo e quebrou o contrato, tirando os direitos da Fox em exibi-lo. 
Aos poucos o canal surgiu e ganhou mercado, se estabelecendo nos Estados Unidos em 1990.

O canal no Brasil

A Fox Kids destacou-se por aqui por investir em desenhos de qualidade (tanto americanos quanto japoneses) e também em publicidade, estando presente em quase todas as revistas infantis na época. Desenhos como Medabots, Monster Rancher, Digimon, Power Rangers, Beyblade e várias versões do Homem Aranha fizeram enorme sucesso no Brasil.

Porque a Fox Kids acabou?

Com a queda de audiência de todos os canais secundários da Fox no início da década, surgiu o interesse em vender a maioria. De forma muito parecida com o que aconteceu com o Locomotion, a Fox Kids desandou quando as filiais da Fox foram vendidas para a Disney. A mesma empresa que inicio o Fox Kids resolveu acabar com ele em 2002 nos EUA e em 2004 no Brasil, quando resolveu optar pelo nome Jetix.

Após a Disney assumir o controle total sobre o canal e o conteúdo que a Fox tinha direito, tornou-se dona de quase todas as franquias e séries americanas, incluindo os produzidos pela Marvel. O Jetix conseguiu manter a qualidade da Fox Kids por algum tempo, com uma boa programação, mas posteriormente veio a mudar novamente, até se tornou o Disney XD que temos até hoje.

Em breve falarei individualmente sobre esses canais e seguir contando a história dos canais da TV paga brasileira.


O que as crianças assistem hoje em dia?

Postar um comentário

 
Top